Segurados do INSS começam a ser convocados para o novo pente-fino. O INSS publicou no Diário Oficial o início do programa de revisão de benefícios. O objetivo do governo é analisar cerca de 170 mil benefícios por incapacidade temporária (auxílio-doença).
O novo pente fino deve ocorrer nos meses de agosto a dezembro de 2021 e pretende revisar os benefícios concedidos há mais de seis meses ou que não tenham data para cessação estipulada.
E para não correr o risco de ter o seu benefício cortado, o segurado do INSS deve ficar atento a convocação e não perder o prazo para o agendamento da nova perícia.
A convocação para perícia poderá ocorrer de várias maneiras, pelo portal do INSS, por carta, e-mail, sms, pelo banco onde o benefício é pago ou por edital.
Para que os segurados do INSS entendam melhor o novo pente-fino, farei uma breve explicação.
- O que é o pente-fino
- Após receber a convocação o que devo fazer
- Se o segurado não agendar a perícia o que acontece
- Beneficio cancelado e agora
O que é o pente-fino
E um programa especial para análise de benefícios com alto índice de irregularidades.
Essa revisão de beneficio esta prevista em lei, e tem como objetivo verificar se os segurados realmente tinham direito ao benefício, e avaliar se a incapacidade laborativa permanece inalterada ou se houve alguma melhora.
Infelizmente sabemos que o INSS é alvo de constantes fraudes, devido ao grande número de benefícios concedidos diariamente. Não se preocupe, se você preencheu todos os requisitos e ainda continua incapacitado, vai dar tudo certo, só não perca o prazo.
Recebi a convocação o que fazer
Após receber a convocação o segurado terá um prazo de até 30 dias, contados da data em que recebeu o comunicado para agendar a perícia de revisão e apresentar uma defesa previa. Agende a pericia pelo telefone 135 ou no Meu INSS.
Fique muito atento a todas as exigências constantes na carta encaminhada pelo INSS. Lembre-se que esse é o momento de apresentar sua defesa e provar que você tem direito ao benefício.
Por isso, leve seus documentos pessoais e os documentos médicos relacionados ao seu problema de saúde.
E importante que os exames estejam atualizados. Leve também receitas médicas, relatórios do médico, fisioterapeuta, ou outro profissional envolvido no tratamento).
Se por algum motivo você não puder comparecer a perícia no dia agendado, você poderá realizar um novo agendamento.
Perdi o prazo
Se você não marcar a perícia no período de trinta dias o benefício será cancelado.
Manter o endereço atualizado faz parte das suas obrigações.
Tive o benefício cancelado
Neste caso, o perito entendeu que você está apto a retornar ao trabalho.
Caso não concorde com o resultado da perícia, você terá três opções:
- Aguardar trinta dias e pedir uma nova pericia
- Entrar com recurso administrativo no prazo máximo de 30 dias
- Entrar com ação judicial, onde o caso será melhor analisado e o juiz determinará uma nova perícia.
Importante que você saiba que o recurso administrativo e a ação judicial pode ser feita pelo próprio segurado, porém não se pode negar que a ajuda de um profissional da área pode fazer a diferença e evitar que injustiças sejam cometidas.
Ficou com alguma dúvida, entre em contato.
Acompanhe nossas redes sociais.